top of page

SOBRE A CIA

Instituída em 2009 pelo produtor, ator, músico, dramaturgo e ex secretário de cultura de Ibirá (2011/2018) Antonio Bucca, a Cia Arte das Águas trouxe de volta a artedo teatro para a cidade de Ibirá que há trinta anos estava adormecida.
Sua formação partiu da união de artistas que se prontificaram afazer trabalhos sociais de teatro e música nas escolas e bairros periféricos de Ibirá. O primeiro grupo de teatro da cidade a ganhar notoriedade estadual que passou a juntar as suas vivências de arte educação para falar, através do teatro e da música, os dramas sociais recorrentes no município, sendo assim foi um dos grupos pertencentes por 4 anos do “Projeto Ademar Guerra” da Secretaria de Estado da Cultura.
A Estância Hidromineral de Ibirá, localizada a 45 km de São José do Rio Preto e a 410 km da capital paulista, apresenta um crescente potencial turístico e cultural.
Um dos grandes eventos culturais da nossa cidade é o FESTIB (Festival de Teatro de Ibirá) idealizado e produzidopor Antonio Bucca, diretor da Cia Arte das Águas, juntamente com o ator Humberto Sinibaldi Netto, criador do FIT – Festival Internacional de teatro de Rio Preto.

POBRE.jpg
MAZZA.jpg


Cia Arte das Águas ,em 2009, era apenas um grupo de 8 atores com produção em teatro local, sendo um dos núcleos ativadores de equipamentos culturais do município, o primeiro espetáculo oficial da Cia foi o musical “Apolo, Sir Gaia, Chuvisco e Agora Madame Popô”, com direção de Rick Matioli, logo depois a cia monta o seu segundo espetáculo musical “Melhor na boca do povo do que pobre”,de Antonio Bucca.A cia prioriza em seus trabalhos a música ao vivo, já que todos os integrantes tem contato com a música e o canto desde muito cedo; trabalhos feitos com músicas executadas ao vivo e inseridas como importante elemento dramatúrgico, sempre presente nos trabalhos, pesquisas e atuais montagens.Aos poucos, a Cia Arte das Águas foi adquirindo uma organização interna que os possibilitou, em 2013, conquistar uma sede, a qual além de ser um espaço de ensaio e produção de novos espetáculos, foi aberta a crianças e adolescentes de Ibirá, assim , idealizou e realizou a criação do “Projeto Arteiros das Águas” sendo mantida pelas apresentações do próprio grupo e com a ajuda do comércio  local para que atendêssemos crianças e adolescentes com aulas de teatro, música e dança.


A companhia está neste local até hoje e tem conseguido colocar em prática a proposta de ampliar suas ações para além da produção de espetáculos, desenvolvendo outras práticas dediálogo com a comunidade ibiraense, aprofundando laços e parcerias entre outros grupos e artistas de Ibirá e região. Hoje a sede do grupo leva o nome de “Projeto Arteiros das Águas”, justamente pela força que o projeto tomou dentro do município. Ele é um espaço independente, com  programação de atividades de formação e fruição artística.Uma vez por mês, antes da pandemia, realizavam-se apresentações artísticas de várias linguagens totalmente gratuitas para a comunidade ibiraense, fossem elas feitas na sede ou nas praças e locais públicos, abertas para toda a população.A Cia Arte das Águas, trabalha sempre em seus espetáculos no universo do simples, das músicas raiz, e das tradições do caipira, o que embasa sua pesquisa de muitos anos e está em circulação com os espetáculos musicais “Mazzaropi,  um certo Sonhador” e Infantil “A Vaca Lelé – Deixe seu sonho voar” e visa ainda em seus próximos e já planejados trabalhos continuar sempre usando sua arte como instrumento de pesquisas históricas, formação política, ferramenta para a transformação humana/social, dos atores, da comunidade.

 

17038963_1722013861381512_2141324277905007757_o.jpg
ELENCO
ANTÔNIO BUCCA

DRT 47677/SP

BUCCA.png

Produtor, ator, musico, dramaturgo e ex secretário de cultura de Ibirá, formado em comunicação social, publicitário, com cursos de aperfeiçoamento em artes visuais, e capacitação em teatro musical pela escola Célia Helena e interpretação nas escolas Wolf Maya e Studio Fátima Toledo. Diretor artístico  e criador da Cia Arte das Águas e do Projeto Social “Arteiros das Águas”, realizador dos festivais de teatro “Festib – Ibirá” e “ Estudantil Arteitos das Águas - Ibirá”. Atualmente também é ator contratado da Cia Cênica de São José do Rio Preto e atualmente está em circulação no elenco e produção dos espetáculos “Mazzaropi” e “A VacaLelé”, "O Menino Coruja" e "Sou Caipira, Ibirá, Póra".

DUDA SILVA

DRT 16037/SP

DUDA.png

Atriz , cantora, e arte-educadora, a artista iniciou sua carreiradentrodoprojetosocial“ArteirosdasÁguas”dacidadedeIbirá, com o projeto fez várias apresentações de teatro com temas ligados ao meio ambiente e assistência social. Desde então começou a participar como arte-educadora do projeto “Arteiros das Águas” e passou a ministrar cursos de “Iniciação teatral” para as crianças do projeto ao qual iniciou sua carreira. Atualmente está em circulação no elenco e produção dos espetáculos “Mazzaropi” e “A VacaLelé”, "O Menino Coruja" e "Sou Caipira, Ibirá, Póra".

JOYCE CARVALHO

Atriz da Cia Arte das Águas

JOYCE.png

Atriz , cantora, e arte-educadora em dança a artista iniciou sua carreira dentro do projeto social “Arteiros das Águas” da cidade de Ibirá ,junto com os demais adolescentes pertencentes ao bairro São Bendito, com o projeto fez várias apresentações de teatro com temas ligados ao meio ambiente e assistência social. Em 2016 ao fim do curso anual de iniciação musical promovido dentro do projeto, ela foi uma das escolhidas pelo diretor do projeto para participar do processo da montagem do espetáculo “A Vaca Lelé”, desde então começou a participar como arte-educadora do projeto “Arteiros das Águas” e passou a ministrar cursos de “Jazz” para as crianças do projeto ao qual iniciou sua carreira. Em 2018 está em circulação no elenco e produção do espetáculo “A Vaca Lelé”.

LAÍSA ANSELMI

DRT 16039/SP

LAISA.png

Atriz, cantora, arte-educadora, graduando em artes plásticas /visuais – licenciatura, uma das fundadoras da Cia. Arte das Águas e do Projeto social Arteiros das Águas, na cidade de Ibirá - SP. A artista iniciou sua carreira dentro na “Cia Arte das Águas” em 2011 na cidade de Ibirá. Junto com a Cia trabalhou em diversos trabalhaos como atrizia também. Em 2013 ajudou a instituir o “Projeto Arteiros das Águas” e passou a ministrar cursos de “corpo em cena” para as crianças. Em 2014 passou a assumir mais turmas solos com aulas de teatro e iniciação musical junto com secretarias de educação na cidade de Ibirá e região. Ministrou aulas para adolescentes e idosos também, todos os cursos seguindo as linhas artísticas de formação com arte-educação. Produtora dos festivais de teatro ‘Festib’ e ‘Festival Arteiros das Águas’. Fez também parte do elenco da Cia. Cênica de São José do Rio Preto, lá participou de oficinas, montagens e também atuou sob direção de Luiz Carlos Laranjeiras. Atualmente está em circulação no elenco e produção dos espetáculos “Mazzaropi” e “A VacaLelé”, "O Menino Coruja" e "Sou Caipira, Ibirá, Póra".

RIAN GIMENES

DRT 16041/SP

RIAN.png

Ator, musico, cantor, arte- educador, o artista iniciou sua carreira na “Cia Arte das Águas” da cidade de Ibirá em 2013. Junto com a Cia trabalhou nos espetáculos do projeto “O Menino Maluquinho” de Antonio Bucca como ator e cantor, no ano seguinte já fazia parte do elenco oficial da “Cia Arte das Águas” e também arte-educador do projeto arteiros das águas, passou em 2014 a ministrar cursos de violão para as crianças do projeto ao qual iniciou sua carreira.

Atualmente está em circulação no elenco e produtor dos espetáculos “Mazzaropi” e “A VacaLelé”, "O Menino Coruja" e "Sou Caipira, Ibirá, Póra".

VICTOR CASTIONI

DRT 16040/SP

VICTOR.png

Ator, musico, cantor e arte-educador, o artista iniciou sua carreira dentro na “Cia Arte das Águas” da cidade de Ibirá. Junto com a Cia trabalhou nos espetáculos “Apolo, SirGaia, Chivisco e Agora Madame Popô” de Rick Matioli como ator e músico, em 2013 foi ator do espetáculo “Melhor na boca do povo do que pobre”, de Antonio Bucca Junior, no mesmo ano ajudou a institui o “Projeto Arteiros das Águas” e passou a ministrar cursos de dança para as crianças do projeto.

Atualmente está em circulação no elenco e editor de vídeo dos espetáculos “Mazzaropi” e “A VacaLelé”, "O Menino Coruja" e "Sou Caipira, Ibirá, Póra".

bottom of page