PROJETO SOCIAL ARTEIROS
Após alguns anos de companhia e trabalho dos atores com projetos voltados para crianças e adolescentes com arte- educação, a Cia encontra uma estabilidade que a permite conquistar seu espaço de ensaios e trabalhos, a partir disto os atores fundadores resolvem ampliar as possibilidades deste espaço inaugurando assim o Projeto Arteiros das Águas , um projeto social pensado a partir da vontade de inserir formas artísticas a formação, o projeto se mantém a partir do empenho de seus fundadores em conseguir doações municipais e próprias para os gastos, recebe cerca de 150 crianças e adolescentes e dentro de sua grade de aulas já ofereceu cursos de teatro, dança, iniciação ao violão, flauta doce, hip-hop, grafite, percussão e busca sempre mais possibilidades de cursos e parcerias.
Atualmente, por conta da pandemia, o projeto segue com suas atividades em pause para maior segurança de todos, mas pretende, assim que possível, a volta de suas atividades e apresentações. Alguns dos atores da Cia Arte das Águas também são arte- educadores e buscam a disseminação de projetos, ideias e formações a partir desta visão cultural aplicada a educação, no âmbito cultural esta inclusão da arte aliada as suas possibilidades, na vida das crianças, ajuda a construir uma formação ainda mais saudável e produtiva, aumentando ainda mais a imaginação através da arte, transformando imaginações, sem deixar de aflorar o lado crítico e social de cada um, sendo esse último a principal característica deste trabalho.
A construção cênica destas montagens se basea no trabalho coletivo como ferramenta de transformação social e moral e não visa formar artistas e sim cidadãos críticos e consciente, que exprimam suas opiniões, e que terão um papel de extrema importância na sua construção. Assim ajuda a despertar no aluno um senso crítico de lugar e pertencimento ao meio em que ele está incluso sabendo respeitar as distintas opiniões, seja através das histórias lúdicas ou vivências reais que cada um trará. Vem também como um espaço de acolhimento a estas crianças e jovens, como forma de vínculos positivos para ampliar a possíbilidade de enxergar um leque maior de futuro, com amplitude de formação.O primeiro trabalho desenvolvido pelo projeto em 2013 já teve grande repercussão nos festivais estudantis do Estado de São Paulo, o espetáculo foi montado baseado na obra O Menino Maluquinho, de Ziraldo (que logo mais assistiu o espetáculo e conheceu um pouco mais do projeto). Com a grande procura pelo projeto que ocorreu na cidade a Cia sentiu a necessidade de alterar seu espaço para conseguir comportar mais alunos, em 2015 houve uma mudança de espaço físico do projeto, onde se mantem atualmente. Devido as proporções que o projeto foi tomando e a vontade de disseminar encontros artísticos que vem dos atores da Cia Arte das Águas, foi criado o FESTIVAL ESTUDANTIL ARTEIROS DAS ÁGUAS, que nasce dos encontros artísticos desenvolvidos em toda região, com debates e equipe técnica afim de proporcionar mais
um movimento cultural de troca coletiva e vivências múltiplas. Este festival já está em sua terceira edição, sendo as duas primeiras realizadas em caráter não competitivo, e a terceira já trazendo este diferencial para os grupos participantes.O projeto está sempre aberto para receber visitas e doações, são todas muito bem vindas e nos ajudam a mantê-lo em pé para dar suporte a todas estas crianças e adolescentes através da arte. Para maiores informações basta entrar em contato com a Cia. Arte das Águas através das mídias sociais a baixo, será um prazer falar com você !